destaque

Norval Sinclair Marley (1895? - 1955) era um capitão dos fuzileiros navais reais britânicos. O jamaicano branco tornou-se famoso como o pai do músico do reggae Bob Marley. 

Norval Marley nasceu em Clarendon na Jamaica, filho de Albert Thomas Marley (1851-1885), um homem inglês de Sussex, e Ellen Broomfield (1854-1952). Viajou a Inglaterra onde se juntou ao exército britânico em 1916 em Liverpool, e se transformou num capitão. 

Era um oficial e um capitão da marinha respeitado, e também um supervisor da plantação na terra que possuía. Membros da família de Norval Marley, tais como o sobrinho Michael George Marley (filho de Noel, o irmão de Norval) confirma que Norval era um descendente de judeus sírios. Em uma entrevista feita em 2003, Michael George Marley revelou: que sua mãe, avó e o tio, contavam que os Marleys eram judeus sírios que migraram do Oriente Médio a Inglaterra, e então para a Jamaica. 

Aproximadamente há dez anos ele fez uma pesquisa sobre o sobrenome Marley, que igualmente mostrou que esses dados são verdadeiros.v O avô paterno de Bob Marley (Albert) deixou a Jamaica para trabalhar na construção do canal de Panamá. Faleceu em Colono, Panamá, na idade de 34 anos, cerca de um ano após ter chegado. Norval eram muito jovem, e foi emitido mais tarde para a Jamaica onde encontrou Cedella Malcolm que tinha então 18 anos de idade (Cedella Booker)... 

Foi esse relacionamento que gerou o nascimento do seu filho Robert Nesta (Bob) Marley, em 6 de fevereiro de 1945, em Nine Miles, Jamaica.Eles se casaram quando Cedella tinha 18 anos e Norval 63, e nenhuma outra criança nasceu deste relacionamento. Norval forneceu o suporte financeiro para suas esposa e criança, mas  raramente viu seu filho porque estava ausente para o trabalho frequentemente. O casal se separou após um curto período de tempo. Bob Marley, como o próprio admitiu,nunca veio realmente conhecer seu pai. 

Bob tinha aproximadamente dez anos de idade quando Norval Marley morreu de um ataque cardíaco em 1955, na idade de 60 anos,na cidade de Kingston, capital da Jamaica. Bob costumava contar que a única vez que lembra ter visto o pai, esse ofereceu-lhe uma “Willy” penny, uma moeda de cobre antiga considerada como peça de colecionador. 

A maioria das biografias sobre Norval indica que morreu na idade ao redor de 60 anos, o que significaria que tinha nascido ao redor de 1895. Outras fontes dizem  que nasceu por volta de 1881, o que significaria que tinha 74 anos de idade quando seu filho Bob Marley nasceu.. Seu pai faleceu em 1885, o que indica que deve ter sido nascido antes (o que é mais provável), ou sua mãe teve um outro relacionamento com uma pessoa desconhecida, e deu eventualmente o nascimento a Norval Marley em torno de 1895.

Deixe seu comentário

 
 
Pedidos Histórico