destaque


Vejamos algumas versões de como surgiu a palavra.

O historiador do reggae Steve Barrow credita a Clancy Eccles a alteração do termo streggae ("mulher fácil"), do patois jamaicano, para reggae.

O cantor Toots Hibbert falou certa vez que "existe uma palavra que usávamos na Jamaica, 'streggae'. Se uma garota estiver passando e os caras olharem para ela e disserem 'Man, she's streggae', significa que ela não se veste bem, parece esfarrapada. As garotas diziam isso sobre os homens também. Certa manhã eu e meus dois amigos estávamos tocando, e eu disse 'OK man, let's do the reggay.' Foi apenas algo que saiu da minha boca. E então começamos a cantar 'Do the reggay, do the reggay', e criamos uma batida. As pessoas me disseram mais tarde que tínhamos dado um nome ao som. Antes daquilo as pessoas o chamavam de blue-beat e todo tipo de coisa. Agora está no Guinness World of Records."

Bob Marley teria alegado que a palavra reggae veio de um termo espanhol que se refere à "música do rei". Os comentários em To the King, uma compilação de música gospel reggae cristã, sugere que o termo viria do latim regi, "para o rei".


Como um termo musical apareceu pela primeira vez no hit de 1968 "Do the Reggay", dos Maytals, porém já era usado em Kingston, capital da Jamaica, como nome de uma dança mais lenta e de um estilo de rocksteady.

Já o site Origem da Palavras resume assim, a palavra Reggae surgiu no Inglês jamaicano em 1968, no título da canção “Do the Reggay”, talvez de REGE-REGE, “protesto, briga”, literalmente “roupas rasgadas”, derivado de RAG, “trapo, pano rasgado”.


E mais... A edição de 1967 do Dictionary of Jamaican English... ("uma grafia recentemente estabelecida de rege", como em rege-rege, palavra que pode significar tanto "farrapos", "roupas rasgadas" quanto "uma confusão", "uma discussão".)

Dessa forma, não há uma unanimidade de como surgiu o termo e deixamos aqui o espaço dos comentários para uma aprofundamento das ideias.

Deixe seu comentário

 
 
Pedidos Histórico