destaque


A moda agora no POP é usar o ritmo do reggae para gravar suas músicas de sucesso.

Historicamente podemos perceber que o 'gingado' característico que gostamos, vez ou outra estar presente em bandas e nas vozes de artistas populares, mas isso estar se tornando uma prática cada vez mais comum no mundo POP.

A minha busca constante por novas músicas que fazem o coração pulsar no ritmo jamaicano me fazem esbarrar por canções que me deixam no mínimo intrigado. Tanto que já resultou em um artigo anterior.
  


O POP não é algo necessariamente ruim, mas não encontro nada de positivo em ver o Restart tocando 'menina estranha', utilizando-se de sol, praia, violão e paquera - clichê maior não poderia haver. (Este é apenas um exemplo dentre vários...)


Também está na moda as parcerias, participações especiais em músicas, show e discos... misturando um pouco de reggae com rock, rap, hip hop, etc... isso é normal. O que me deixa atento são os interesses que estão por trás disso: será que estão motivados em passar uma mensagem positiva, divulgar e quebrar preconceitos ou juntar dois públicos pra vender mais... e deixar os envolvidos cada vez mais 'FELIZE$'? Não tenho a resposta, mas sempre fico atendo com esse 'Featuring.'

É bem verdade, que sou um tanto conservador, quando se trata de reggae, mas quem está intimamente envolvido com ele, não é? Questiono-me sempre até onde isso pode ser bom ou ruim para música de Jah, pois nosso ritmo é de raiz, me arisco a falar que seria até Underground. Mas percebo uma tendencia cada vez mais forte de serem absorvidas por bandas e artistas do POP. Vejamos a single - de gingado reggae - 'Summer Paradise' da banda de pop/rock canadense Simple Plan que conta com a participação Sean Paul, que no dia 26/7 ocupava o 9º lugar do TOP10 MTV (Eu assisti em Cabo Frio - RJ, a internet estava muito ruim e não tinha nada pra fazer.)

A letra desta música é tão profunda quanto a do Restart.
Oh, Oh
Me leve de volta, me leve de volta
Oh yeah
De volta ao paraíso de verão
(...)
Quero que o Reggae seja popular, mas que não perda sua essência, quero ver as boas Bandas de Reggae no TOPO das paradas de sucesso e não somente algumas 'estrelas' que se apropriam do ritmo criado por Bob Marley desfrutando deste céu e suas maravilhas.

Deixe seu comentário

 
 
Pedidos Histórico