Saiu na Folha.com a seguinte matéria:
'Comissão sugere descriminalizar uso e plantio de drogas!
A comissão de juristas que discute a reforma do Código Penal no Senado
aprovou nesta segunda-feira (28) incluir na lista de sugestões que será
enviada ao Congresso a descriminalização do plantio, da compra e do
porte de qualquer tipo de droga para uso próprio.' (só um fragmento)
Bom ainda existe algumas etapas para que a descriminalização se torne uma realidade, mas agora analisando a grosso modo, estamos preparados para a descriminalização de TODAS os tipos de entorpecentes?!?! Porque não estamos falando aqui só sobre a MACONHA, estamos falando de DROGAS, e eu entendo isso como um modo geral e totalitário, que envolve o CRACK, a COCAINA, as SINTÉTICAS (Ex: ANFETAMINAS muito consumidas em baladas hoje em dia), entre outras!
Segundo os jornais será quantificada uma média para uso pessoal, para que não seja considerado o tráfico, que não dependerá apenas da quantidade, mas também do tipo de substância. E ainda teremos às considerações 'sociais', tais como a conduta do usário ante ao flagrante fazendo uso da substância, e as circunstâncias sociais e pessoais que a pessoa se encontra. Acredito eu, que seja dificil, você considerar essas coisas na hora do flagrante, mas não é impossível. Porém durante uma abordagem, não imagino que o usuário vá se portar normalmente, ainda mais se estiver sob o efeito do entorpecente.
Segundo o
comentarista, Rodrigo Pimental essa descriminalização ajuda a policia a
reduzir a perda de tempo com o encaminhamento de usuários à delegacia. Até mesmo porque, hoje em dia, o usuário não é mantido preso, ele é penalizado com punições alternativas.
Muitas coisas precisam ser melhoradas, mas a idéia é para ser levada em conta sim, afinal, em um país, que trata ladrões como governantes, a idéia de não tratar usuários de drogas como bandidos é bem bacana.
Deixe seu comentário