destaque


A CELEBRAÇÃO NYAHBINGHI
- A Ordem Nyahbinghi , é uma seção dentro do movimento Ras Tafari I em geral, e reconhecem o Governo Teocrático de Haile Selassie I.
As cerimônias Nyahbinghis são festejadas regularmente em varias datas e comemorações anuais (Groundation) que incluem o aniversario do Imperador Haile Selassie I (23 de julho), a data da coroação do Imperador (2 de novembro) e o aniversário de visita do Imperador a Jamaica em 1966 (21 de abril). Os Nyahbinghis também realizam frequentemente, Assembléias ou “Congregações” que são consideradas como “serviços divinos”
A musica com os tambores, a dança e as palavras de edificação fazem parte da celebração como parte da ressureição da batida africana, a música Nyahbinghi ou Heart Beat (batidas do Coração, compasso 1,2) está ligada às harpas do Rei Davi, usadas para compor salmos reais e adoração a JAH.
As congregações Nyahbinghi usualmente duram de três a sete dias, tempo para a comunidade se reunir e revitalizar a fé Ras Tafari através de atividades como por exemplo tocar tambores, cantar orações , ler trechos da bíblia , fumar a Ganja e dançar. No centro da celebração Nyahbinghi está o Tabernáculo onde acontece o ritual. Com as cores da bandeira da Etiópia (verde ouro e vermelho), os Nyahs clamam a Israel seu destino providencial – “África, sim! Jamaica, não!” “Jah chama os cantores e tocadores de instrumentos”, “Repatriação agora!”.
O tabernáculo Nyahbinghi comumente se faz em uma sala circular celebrando sobre a vida fora da Babilon cultivando ensinamentos bíblicos como o Armagedon, e abordando assuntos diversos que somam na vivência de cada Eu, através da Palavra, Som & Poder (Word, Sound & Iwah) a fé está unida com a cabeça Criadora (Ras Tafari), que tem o intuito de cantar a queda da babilonia , para livrar a Terra da perversidade e restaurar a ordem natural da Criação e seu estado original de perfeição. O “chalice” (cálice , cachimbo Rasta) Passa de mão em mão em volta do altar.
Fora do Tabernáculo fica uma grande fogueira onde um Homem de fogo permanece em vigília para manter as chamas da justiça e do julgamento acesas até a hora da repatriação chegar.
- Uma breve descrição feita pelo Gilbão Roots

Deixe seu comentário

 
 
Pedidos Histórico